O Portal de Cursos Abertos - PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Leia mais AQUI.

Acesse a sua caixa de Spam, pois o e-mail de confirmação pode ter sido enviado para lá. Caso esteja em sua caixa de Spam, selecione o e-mail e marque Não é Spam. Abra novamente o e-mail, na caixa de entrada, e siga o procedimento indicado para a confirmação do seu cadastro. Se não o encontrou, escreva para contato@poca.ufscar.br.

E-mails do domínio hotmail, live e outlook há algum tempo estão bloqueando os e-mails enviados pela UFSCar. Dessa forma, os e-mails não estão chegando na caixa de entrada e no spam. A instituição está em tratativas com a Microsoft para que esse problema seja sanado. Por enquanto, será necessário efetuar a troca do e-mail no cadastro do PoCA. Para isso, escreva para contato@poca.ufscar.br.

Se você faz parte da comunidade UFSCar ou de outra IES como docente (incluindo visitante) ou técnico‐administrativo, você poderá propor e inserir cursos no Portal de Cursos Abertos da UFSCar. Para isto, acesse o seguinte endereço [Como Propor cursos].

Para recuperar a sua senha, na página inicial do PoCA, clique em Acesso aos cursos e no canto superior direito, clique no link Acessar. Clique em Esqueceu o seu usuário ou senha? e preencha as informações solicitadas. Você receberá um e-mail de recuperação de senha. Siga as orientações.

Não há limite de inscrição em cursos do PoCA.

De modo geral, os cursos são organizados por unidades de aprendizagem, com materiais de estudos em diferentes mídias e propostas de atividades. O formato é o de aprendizagem autodirigida e você faz seu próprio percurso, no tempo que desejar.

Sim, todos os cursos dão direito à certificado de extensão pela UFSCar, desde que o aluno atenda os requisitos mínimos determinados em cada curso.

Todos os cursos são abertos à participação do público em geral. Porém, a proposição de cursos está restrita a docentes e técnicos-administrativos da UFSCar e de outras instituições de ensino superior.

De modo geral, não há previsão de tutoria para os cursos do PoCA. No entanto, eventualmente o acompanhamento por um instrutor/professor (i.e. tutoria) poderá existir para alguns cursos, devendo ser consultada esta possibilidade na descrição de cada curso oferecido no portal.

Os cursos seguem a abordagem de aprendizagem autodirigida, não estando prevista a mediação de professores e/ou tutores. No entanto, você poderá trocar informações com com os demais participantes do curso, por meio dos fóruns de interação.

Sim, os materiais estarão disponíveis mesmo após a finalização do curso pelo aluno. No entanto, conforme as condições apresentadas no Termo de Uso do PoCA, a SEaD não se compromete com a disponibilidade permanente dos cursos.