O Portal de Cursos Abertos - PoCA é uma plataforma de cursos a distância, abertos e gratuitos, disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, cujas atividades fazem parte do programa de extensão do mesmo nome, da Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos (SEaD-UFSCar), registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

Os cursos disponibilizados no PoCA oferecem uma oportunidade de formação e atualização em diferentes áreas do conhecimento, além daquelas voltadas precipuamente para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem. Os cursos são: massivos, pois podem ser cursados por um número muito grande de pessoas; gratuitos, pois não é preciso pagar para cursá-los; online, pois é preciso estar conectado com a Internet; a distância, já que não há previsão de aulas presenciais; abertos, pois qualquer pessoa, no Brasil ou no mundo, pode cursá-los.

A concretização desse projeto foi financiada pela CAPES, por meio do Edital nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste edital foi incentivar a inovação pedagógica, tecnológica e de gestão educacional, por meio de desenvolvimento, aplicação, formação, disseminação e avaliação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação na utilização de TDIC na educação.

A escolha do nome do portal foi feita entre nomes que pudessem ser facilmente lembrados e difundidos. Pensamos em portal de cursos abertos e daí extraímos a sigla PoCA, palavra de origem tupi, da qual deriva o verbo pocar (póka+ar), que significa bater com força, estourar. Decidimos então pela sigla PoCA, pois veio ao encontro de nosso propósito para este portal: provocar mudanças, fazer acontecer. É também uma homenagem a um dos nossos visitantes diários que trazem inspiração e alegria ao ambiente de trabalho, o sabiá-poca, tão presente em todos os recantos da UFSCar, e que remete à liberdade característica dos cursos abertos encontrados neste portal. Foram estas as ideias que orientaram a criação da nossa identidade visual.