Se você faz parte da comunidade UFSCar ou de outra IES como docente (incluindo visitante), técnico‐administrativo ou pós-graduando, você poderá propor e inserir cursos no Portal de Cursos Abertos da UFSCar.

Alunos da pós-graduação da UFSCar ou de outras IES podem propor cursos no PoCA, desde que o curso seja elaborado em parceria com um docente ou técnico-administrativo vinculado a uma IES.

É importante saber que a abordagem ao processo de ensino e aprendizagem que orienta a elaboração dos cursos no PoCA é inspirada em dois princípios: na proposta denominada microlearning [1] e na aprendizagem autodirigida (self-directed learning) [2]. O primeiro, trata-se de um método de EaD que proporciona aprendizagem de conteúdos específicos em processos concisos. Este tipo de abordagem geralmente apresenta cursos com seleção de conteúdos delimitados e atividades que demandam menos tempo do aluno. Para os cursos do PoCA, sugerimos uma carga horária entre 5h e 10h. A vantagem é possibilitar maior retenção de informações, pela sua disposição em unidades menores de conhecimento e ainda possibilita a personalização da aprendizagem, uma vez que o aluno pode escolher apenas os conteúdos que lhe interessam. Por sua vez, a aprendizagem autodirigida pressupõe que os indivíduos tomem a iniciativa de, com ou sem a ajuda de outros, diagnosticar as suas necessidades de aprendizagem, incluindo conhecimentos, habilidades e competências, e façam escolhas de conteúdos, em diferentes mídias e tecnologias [3], que mais se adequem àquelas necessidades.

Se você se interessou por esta abordagem, envie-nos uma proposta de curso, no formulário que disponibilizamos online. Se ainda tem dúvidas, envie-nos uma mensagem pelo contato@poca.ufscar.br .

Antes de enviar sua proposta, leia e esteja de acordo com o Termo de Uso do PoCA para proponentes de curso [Acesse aqui o termo]. A equipe pedagógica da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar avaliará sua proposta e entrará em contato.

Acesse o formulário de submissão de propostas AQUI